Serviços
Empréstimos
Para empréstimo, é necessária a apresentação do Cartão de Identificação do UNIPINHAL (pessoal e intransferível), documento pessoal com foto ou impresso oficial em caso de Empréstimos entre Bibliotecas. Nenhum material deverá sair da Biblioteca sem ser registrado no balcão de atendimento. Só serão efetuados empréstimos quando o usuário não tiver pendências com a Biblioteca.

Renovações
Este procedimento poderá ser realizado no balcão de atendimento com a apresentação do material e da carteirinha de estudante, se o material não possuir reserva, não estiver em atraso e se o usuário não tiver pendências com a Biblioteca.

Reservas
Poderá ser realizada pela Internet (Portal Acadêmico - "área do aluno") ou no balcão de atendimento se o usuário não tiver pendências com a Biblioteca. O material, ao retornar do empréstimo, permanecerá reservado pelo prazo de um dia.

Devoluções
Ao fazer empréstimo ou renovação, é dever do usuário atentar-se à data de devolução dos materiais, evitando multa diária e pendências.

Empréstimo entre Bibliotecas (EEB)
A Biblioteca mantém convênio com algumas instituições universitárias para empréstimo de materiais. O usuário interno deverá fazer a busca do material de interesse e trazer todas as informações para o preenchimento do formulário que deverá ser solicitado ao Bibliotecario. É dever do usuário respeitar os prazos e normas estabelecidos pela instituição da qual está retirando os materiais, pois, em caso de atrasos ou não cumprimento das normas de EEB, a Biblioteca do Unipinhal poderá ser suspensa, prejudicando outros usuários que necessitem desse serviço.

Comutação Bibliográfica (COMUT)
Serviço de solicitação de cópias e/ou empréstimo de artigos de periódicos, capítulos de monografias, partes de anais de eventos, dissertações e teses disponíveis em bibliotecas nacionais e/ou internacionais, aos usuários internos, mediante taxas preestabelecidas pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) .

Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos
Orientação aos usuários para normalização de trabalhos acadêmicos,com base nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), feita mediante agendamento com a bibliotecário.

Treinamento de usuários
Orientação e treinamento aos usuários mediante agendamento, para melhor aproveitamento das ferramentas e recuperação das informações oferecidas pela Biblioteca.